segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Vasco da Gama

 
Que havia de oferecer ao momento?
Grandes vagas me acompanharam por um tempo
Monstros marinhos de largos focinhos
Ventos amainantes de sono de elefantes.

E as memórias que levava comigo?
Deuses vastos me levaram ao perigo
A países tamanhos de corpos castanhos
A trevas distantes de mínimos e gigantes.

Mas o leme agarrou-se a mim como amante –
– Astrolábio seguro mostrava-me o céu
Galgámos terreno com passo confiante.

E a mais nobre fortuna que Deus nos deu?
Com mais vigor fomos adiante
Do mundo todo levantámos o véu.

                                                Paulo José Borges

                                                                         
desenho de Rui Cavaleiro

3 comentários:

  1. Merci , une belle et poétique définition du "découvreur" d'espaces : aujourd'hui il nous reste le ciel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos nossos grandes heróis: https://fr.wikipedia.org/wiki/Vasco_de_Gama

      Eliminar